OMC e ALADI em sintonia

01 de abril de 2014
Fuente: Pegado da Web da ALADI
Montevidéu, 1 de abril- Em visita à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, falou da necessidade de gerar convergências entre os diferentes acordos comerciais entre regiões e países no mundo para evitar confrontações e tendências centrípetas no comércio.

O secretario-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, discorreu sobre a importância de encontrar fórmulas de unidade na diversidade como, por exemplo, entre o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico, com vistas a promover e a aumentar o comércio latino-americano e caribenho para fortalecer o mercado interno ampliado e evitar a desaceleração do crescimento devido a incertezas e crises dos países desenvolvidos.

Já o presidente do Comitê de Representantes, embaixador Hugo Saguier, a embaixadora do Peru, Aída García Naranjo, e a embaixadora do Brasil, María Nunes Carrión, salientaram a necessidade de melhorar a infraestrutura, a logística e o transporte na América Latina para avançar na integração e no desenvolvimento.

Também participaram da reunião o alto representante do MERCOSUL, Ivan Ramalho, os subsecretários da ALADI, César Llona e Pablo Rabczuk, e a assistente do diretor da OMC, Tatiana Prazeres.

Por último, Roberto Azevêdo recebeu convite especial para participar da abertura, com conferência magistral, da Expo ALADI, a primeira grande macro-rodada de negócios da América Latina, que será realizada em outubro no LATU e organizada por ALADI e pelo instituto Uruguay XXI.