China quer fortalecer relações com a America latina e o Caribe

10 de marzo de 2014
Fuente: Publicado pela Agencia Prensa Latina, vía Google Brasil
Beijing, 10 de março (PL)- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou estar cheio de expectativas sobre as relações da China com a América Latina e o Caribe e afirmou que 2014 oferece uma grande oportunidade para levar a um novo nível esses vínculos.

Em um encontro com a imprensa em Pequim, Wang anunciou que o presidente Xi Jinping assistirá à Cúpula do Brics que será realizada em Fortaleza em julho deste ano, e visitará outros países da região, mas não revelou quais.

O grupo do Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Wang expressou que estão sendo realizados esforços para lançar neste ano o Fórum de Cooperação China-América Latina e o Caribe lembrado na cúpula de Comunidade de Estados Latino americanos e Caribenhos (CELAC) celebrada em janeiro em Havana.

Analistas em Pequim expressaram depois do estabelecimento desse foro bilateral na capital cubana que esse organismo propicia uma plataforma para especificar as relações de cooperação entre ambas as partes.

“Em 2014 trabalharemos para lançar formalmente este fórum e celebrar sua primeira conferência ministerial, agregou o Ministro, quem destacou que este encontro constituirá um grande avanço nas relações da China com América Latina e o Caribe”.

Para Wang a melhor forma de descrever os vínculos com América Latina e o Caribe é que para amigos as distâncias se encurtam.

O Ministro referiu-se por outro lado à atenção que acorda em China a Copa do Mundo de Futebol, que terá lugar no Brasil do 12 de junho à 13 de julho.

Os pronunciamentos de Wang foram realizados durante uma coletiva de imprensa em ocasião da celebração em Pequim da segunda sessão da 13ª Assembleia Nacional Popular (parlamento).