Ministros da Fazenda das Américas e do Caribe discutiram os desafios diante da incerteza macroeconômica atual

09 de octubre de 2014
Fuente: Pegado da Web do BID
Washington, 9 de outubro de 2014.- Os Ministros da Fazenda das Américas e do Caribe reuniram-se no dia 8 de outubro em Washington D.C. para trocar ideias sobre os desafios enfrentados pela região em um cenário macroeconômico incerto e para avaliar o potencial de promover uma maior integração econômica e cooperação regional.

Os representantes de 22 países foram acompanhados na reunião por altos funcionários de organizações multilaterais, entre elas o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A Sexta Reunião de Ministros da Fazenda das Américas e do Caribe foi presidida pelo Ministro da Fazenda e Crédito Público da Colômbia, Mauricio Cárdenas.

“Num entorno menos favorável da economia mundial e mais incertezas, bons fundamentos e marcos fiscais e monetários sólidos tem ajudado alguns países. Mas isso não basta” , disse Cárdenas. “Sem comprometer a disciplina fiscal, devemos ver formas de aumentar o investimento privado e público, especialmente em infraestrutura; realizar reformas impositivas para expandir os programas sociais; priorizar melhor o gasto público para que seja mais efetivo; e promover a integração regional para resistir melhor aos embates de uma econômica mundial menos favorável”.

O Presidente do BID, Luis Alberto Moreno, participou da sessão de abertura e insistiu com os governos a trabalhar em estreita colaboração com o setor privado para aumentar a produtividade na região. “Alcançar um crescimento sustentável e inclusivo significa realocar recursos a setores e negócios mais produtivos, flexibilizar mais os mercados, fortalecer a capacidade do estado de operar de maneira cada vez mais eficiente, e melhorar a qualidade da educação e a inclusão social”, disse Moreno.

Durante o resto da reunião, os participantes também ouviram o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew, a Diretora Gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e a Diretora Gerente do Banco Mundial, Sri Mulyani Indrawati.

Pouco depois da cúpula do G-20 em 2008 e como resposta à crise econômica e financeira de então, os líderes do hemisfério concordaram em manter um diálogo político anual para discutir temas de desenvolvimento de longo prazo e promover a integração econômica e a cooperação, o que levou ao estabelecimento das Reuniões Anuais de Ministros da Fazenda das Américas e do Caribe. As reuniões anteriores foram presididas pelo México, Chile, Peru e Canadá.

O BID atua como secretaria técnica, ajudando na preparação e na coordenação geral das reuniões.